segunda-feira, 2 de março de 2009

Pelo Zé povinho
















Uma petição a circular na Internet e que reúne 241 assinaturas pede a intervenção do Estado, no sentido de salvaguardar o espólio de Bordalo Pinheiro e salvar a fábrica de Caldas da Rainha. “Num momento em que a vida desta empresa conhece piores dias e quando se perspectiva a venda da fábrica, apelamos a uma intervenção do Estado”, sustentam os subscritores, numa carta aberta dirigida ao primeiro-ministro e que acompanha o abaixo-assinado.
Os subscritores consideram que é necessário “salvaguardar o espólio do artista Bordalo Pinheiro” e mantê-lo na fábrica centenária, apostando numa “nova estratégia de qualidade e afirmação da marca Bordalo Pinheiro”.
“Aprofundar a inventariação, estudo, preservação e divulgação deste espólio”, “salvar a fábrica”, “estimular a renovação da marca Bordalo Pinheiro, envolvendo nomes prestigiados e novos valores do design e das artes” e “contribuir para a definição de uma estratégia que reposicione a marca num segmento de mercado de excelência a nível nacional e internacional” são outras das medidas que os subscritores reivindicam.
A petição foi lançada por um conjunto de personalidades, das quais se destacam a artista plástica Joana Vasconcelos e o presidente do Centro Português de Design Henrique Cayatte, que vieram demonstrar a sua “preocupação” na defesa de um património histórico considerado único, perante o futuro incerto da Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro.
(in: jornal Região de Leiria)Foto: blog A Presença das Formigas

Sem comentários: